sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aprendizado sobre percepção e sua ação na organização


A percepção pode ser definida, segundo o dicionário Aurélio (Ferreira 2004), como “adquirir conhecimento de algo por meio dos sentidos”. Os sentidos por sua vez, são os meios pelos quais as pessoas recebem diferentes tipos de estímulos. Através deles são possíveis fazer a diferenciação e reconhecimento de determinados fatores. O ser humano possui um sistema sensorial que conta com cinco sentidos: visão; audição; olfato; tato; e paladar.
A visão é a capacidade de visualizar imagens, luz, objetos, pessoas, cores, e o que mais acontece ao nosso redor. Ela se dá através dos olhos, que captam o que está sendo visto.
Os ouvidos estão ligados com a audição. É o que nos faz conseguir escutar e ouvir diferentes tipos de sons.
Através do olfato consegue-se sentir o odor das coisas, este sentido está ligado com o nariz, que é o que nos possibilita captar os cheiros do ambiente.
O tato possibilita sentir os objetos de acordo com o contato com a pele, que é o que recebe essas sensações do que foi tocado.
O paladar nos proporciona receber os estímulos sensoriais através da língua e suas papilas gustativas. Através dele pode-se sentir o gosto de alimentos e bebidas.
Todos os sentidos funcionam através da recepção dos estímulos sensoriais e do envio dessas sensações para o cérebro, onde é feita toda a interpretação e percepção sobre determinado assunto e situação. Dessa forma, entende-se que a percepção é tida como um fator relevante e subjetivo no comportamento, uma vez que diferentes pessoas podem interpretar ações e ocasiões de maneiras distintas.
Sabendo um pouco sobre como funciona a percepção, nota-se que ela influencia o comportamento das pessoas a todo momento, inclusive no trabalho, que é o principal assunto que foi tratado nesse blog. Todo tipo de organização e todo tipo de equipe de trabalho passa por essa questão todos os dias, e as pessoas precisam saber lidar com essas situações.
Existem fatores que influenciam a percepção, tanto para o emissor quanto para o receptor, tanto de fatores externos quanto de fatores internos. Dentre os fatores externos que influenciam a percepção podemos destacar a intensidade, como o som da sirene de uma ambulância, o contraste, no caso de um semáforo de trânsito, o movimento, como carros, e a incongruência, tipo coisas pouco normais e diferentes.
Já nos fatores internos citamos a motivação, a atitude, o interesse, a experiência e expectativas relacionadas com quem percebe os estímulos, que também influenciam a interpretação da mensagem enviada.
Com tantos fatores capazes de interferir o discernimento das pessoas, e com diversas pessoas podendo interpretar mensagens iguais de maneiras diferentes, cabe o cuidado de todos os membros de uma organização em enviar e receber a mensagem mais limpa possível para que não ocorra ruído ou distorção no momento da interpretação e ele consiga entender exatamente o que era para ser entendido.
Portanto, não importa em qual área de atuação, a percepção com certeza estará presente no seu trabalho de diversas maneiras. Uma visão interessante de explorar a percepção é pensar em como ela pode contribuir para um determinado serviço. Um exemplo é um hospital, que utiliza da música para acalmar os pacientes que ficam na sala de espera, através da percepção auditiva os pacientes se distraem e consequentemente há a possibilidade de diminuir um pouco o sofrimento e o peso do momento.

A percepção é um fator muito importante dentro das organizações, as pessoas têm que saber usá-la para fazer com que melhore o ambiente organizacional. O que será produtivo para a empresa e melhor para as relações interpessoais. A percepção é a capacidade e sensibilidade de poder perceber o que nem sempre está explícito, é como cada um percebe e interpreta o mundo em que está situado, assim, é bem melhor utilizá-la a favor de todos do que lutar sempre para corrigir problemas causados por ela.

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