A percepção pode ser definida,
segundo o dicionário Aurélio (Ferreira 2004), como “adquirir conhecimento de
algo por meio dos sentidos”. Os sentidos por sua vez, são os meios pelos quais as
pessoas recebem diferentes tipos de estímulos. Através deles são possíveis
fazer a diferenciação e reconhecimento de determinados fatores. O ser humano
possui um sistema sensorial que conta com cinco sentidos: visão; audição;
olfato; tato; e paladar.
A visão é a capacidade de visualizar
imagens, luz, objetos, pessoas, cores, e o que mais acontece ao nosso redor.
Ela se dá através dos olhos, que captam o que está sendo visto.
Os ouvidos estão ligados com a
audição. É o que nos faz conseguir escutar e ouvir diferentes tipos de sons.
Através do olfato consegue-se
sentir o odor das coisas, este sentido está ligado com o nariz, que é o que nos
possibilita captar os cheiros do ambiente.
O tato possibilita sentir os
objetos de acordo com o contato com a pele, que é o que recebe essas sensações
do que foi tocado.
O paladar nos proporciona
receber os estímulos sensoriais através da língua e suas papilas gustativas.
Através dele pode-se sentir o gosto de alimentos e bebidas.
Todos os sentidos funcionam através
da recepção dos estímulos sensoriais e do envio dessas sensações para o
cérebro, onde é feita toda a interpretação e percepção sobre determinado
assunto e situação. Dessa forma, entende-se que a percepção é tida como um
fator relevante e subjetivo no comportamento, uma vez que diferentes pessoas
podem interpretar ações e ocasiões de maneiras distintas.
Sabendo um pouco sobre como
funciona a percepção, nota-se que ela influencia o comportamento das pessoas a
todo momento, inclusive no trabalho, que é o principal assunto que foi tratado
nesse blog. Todo tipo de organização e todo tipo de equipe de trabalho passa
por essa questão todos os dias, e as pessoas precisam saber lidar com essas
situações.
Existem fatores que influenciam
a percepção, tanto para o emissor quanto para o receptor, tanto de fatores externos
quanto de fatores internos. Dentre os fatores externos que influenciam a
percepção podemos destacar a intensidade, como o som da sirene de uma
ambulância, o contraste, no caso de um semáforo de trânsito, o movimento, como
carros, e a incongruência, tipo coisas pouco normais e diferentes.
Já nos fatores internos
citamos a motivação, a atitude, o interesse, a experiência e expectativas
relacionadas com quem percebe os estímulos, que também influenciam a
interpretação da mensagem enviada.
Com tantos fatores capazes de interferir
o discernimento das pessoas, e com diversas pessoas podendo interpretar
mensagens iguais de maneiras diferentes, cabe o cuidado de todos os membros de
uma organização em enviar e receber a mensagem mais limpa possível para que não
ocorra ruído ou distorção no momento da interpretação e ele consiga entender exatamente
o que era para ser entendido.
Portanto, não importa em qual
área de atuação, a percepção com certeza estará presente no seu trabalho de
diversas maneiras. Uma visão interessante de explorar a percepção é pensar em
como ela pode contribuir para um determinado serviço. Um exemplo é um hospital,
que utiliza da música para acalmar os pacientes que ficam na sala de espera,
através da percepção auditiva os pacientes se distraem e consequentemente há a
possibilidade de diminuir um pouco o sofrimento e o peso do momento.
A percepção é um fator muito
importante dentro das organizações, as pessoas têm que saber usá-la para fazer
com que melhore o ambiente organizacional. O que será produtivo para a empresa
e melhor para as relações interpessoais. A percepção é a capacidade e
sensibilidade de poder perceber o que nem sempre está explícito, é como cada um
percebe e interpreta o mundo em que está situado, assim, é bem melhor
utilizá-la a favor de todos do que lutar sempre para corrigir problemas causados
por ela.
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