sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aprendizado sobre percepção e sua ação na organização


A percepção pode ser definida, segundo o dicionário Aurélio (Ferreira 2004), como “adquirir conhecimento de algo por meio dos sentidos”. Os sentidos por sua vez, são os meios pelos quais as pessoas recebem diferentes tipos de estímulos. Através deles são possíveis fazer a diferenciação e reconhecimento de determinados fatores. O ser humano possui um sistema sensorial que conta com cinco sentidos: visão; audição; olfato; tato; e paladar.
A visão é a capacidade de visualizar imagens, luz, objetos, pessoas, cores, e o que mais acontece ao nosso redor. Ela se dá através dos olhos, que captam o que está sendo visto.
Os ouvidos estão ligados com a audição. É o que nos faz conseguir escutar e ouvir diferentes tipos de sons.
Através do olfato consegue-se sentir o odor das coisas, este sentido está ligado com o nariz, que é o que nos possibilita captar os cheiros do ambiente.
O tato possibilita sentir os objetos de acordo com o contato com a pele, que é o que recebe essas sensações do que foi tocado.
O paladar nos proporciona receber os estímulos sensoriais através da língua e suas papilas gustativas. Através dele pode-se sentir o gosto de alimentos e bebidas.
Todos os sentidos funcionam através da recepção dos estímulos sensoriais e do envio dessas sensações para o cérebro, onde é feita toda a interpretação e percepção sobre determinado assunto e situação. Dessa forma, entende-se que a percepção é tida como um fator relevante e subjetivo no comportamento, uma vez que diferentes pessoas podem interpretar ações e ocasiões de maneiras distintas.
Sabendo um pouco sobre como funciona a percepção, nota-se que ela influencia o comportamento das pessoas a todo momento, inclusive no trabalho, que é o principal assunto que foi tratado nesse blog. Todo tipo de organização e todo tipo de equipe de trabalho passa por essa questão todos os dias, e as pessoas precisam saber lidar com essas situações.
Existem fatores que influenciam a percepção, tanto para o emissor quanto para o receptor, tanto de fatores externos quanto de fatores internos. Dentre os fatores externos que influenciam a percepção podemos destacar a intensidade, como o som da sirene de uma ambulância, o contraste, no caso de um semáforo de trânsito, o movimento, como carros, e a incongruência, tipo coisas pouco normais e diferentes.
Já nos fatores internos citamos a motivação, a atitude, o interesse, a experiência e expectativas relacionadas com quem percebe os estímulos, que também influenciam a interpretação da mensagem enviada.
Com tantos fatores capazes de interferir o discernimento das pessoas, e com diversas pessoas podendo interpretar mensagens iguais de maneiras diferentes, cabe o cuidado de todos os membros de uma organização em enviar e receber a mensagem mais limpa possível para que não ocorra ruído ou distorção no momento da interpretação e ele consiga entender exatamente o que era para ser entendido.
Portanto, não importa em qual área de atuação, a percepção com certeza estará presente no seu trabalho de diversas maneiras. Uma visão interessante de explorar a percepção é pensar em como ela pode contribuir para um determinado serviço. Um exemplo é um hospital, que utiliza da música para acalmar os pacientes que ficam na sala de espera, através da percepção auditiva os pacientes se distraem e consequentemente há a possibilidade de diminuir um pouco o sofrimento e o peso do momento.

A percepção é um fator muito importante dentro das organizações, as pessoas têm que saber usá-la para fazer com que melhore o ambiente organizacional. O que será produtivo para a empresa e melhor para as relações interpessoais. A percepção é a capacidade e sensibilidade de poder perceber o que nem sempre está explícito, é como cada um percebe e interpreta o mundo em que está situado, assim, é bem melhor utilizá-la a favor de todos do que lutar sempre para corrigir problemas causados por ela.

A utilização da percepção pela empresa

Desta vez, vamos falar de como uma empresa faz uso da percepção de seus funcionários. No artigo a seguir temos a estratégia de avaliação de ferramentas manuais de acordo com as percepções que os empregados obtiveram. Então a percepção se mostra extremamente relevante tanto para as pessoas quanto para as organizações, que podem utilizá-las para diversas funcionalidades.

http://www.virtualsimlab.dep.ufscar.br/simucad/dn_avaliacao.pdf

Olfato e memória

Uma forma do nosso corpo reagir à determinadas sensações é guardá-las na memória, e este vídeo nos traz um pouco sobre o marketing olfativo. Como a percepção do olfato é utilizada pelas empresas de marketing. Segue o vídeo, é bem rápido e interessante.

https://www.youtube.com/watch?v=-BGK3nsWf-o

Percepção olfativa

O olfato é um importante sentido dos seres humanos e através dele podemos perceber diversas situações. O artigo que trago hoje trata sobre o olfato e a qualidade de vida para servidores no trabalho na área de segurança pública. Um texto muito bom que verifica a influência que a percepção olfativa possui no trabalho e as possíveis consequências decorrentes dela.

http://www.scielo.br/pdf/osoc/v21n68/a07v21n68.pdf

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Qualidade de Estudo e a percepção dos alunos

O nosso dia a dia é moldado pela percepção, e as etapas que seguimos também. Através deste artigo podemos estudar como funciona a percepção de alunos de administração perante instituições de ensino superior e a qualidade do ensino.

http://www.angrad.org.br/_resources/files/_modules/producao/producao_690_201212051834228e9c.pdf

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A interferência da prioridade na percepção geral

Acho super interessante vídeos para nos fazer compreender um pouco mais sobre determinados assuntos. Então esse é mais um vídeo que mostra o poder da percepção e o poder da não percepção, depende do ponto de vista e o que está sendo priorizado. Assintam o vídeo e confiram como está sua percepção. O vídeo é famoso, muitos já devem conhecer, mas vale assistir novamente.

https://www.youtube.com/watch?v=Ahg6qcgoay4

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Design e percepção

A percepção se encaixa também no design das coisas, e para falar um pouco disso eu vou deixar o link de 5 Ted Talks, mas principalmente o segundo Ted Talk aborda um pouco melhor a maneira de como a percepção e os sentidos influenciam o design e vice-versa.

http://www.cutedrop.com.br/2015/11/5-ted-talkssobre-design-que-vao-mudar-a-sua-maneira-pensar/

O paladar nos restaurantes

Vou disponibilizar o link de uma dissertação de mestrado, da Márcia Maria de Medeiros Dutra, na qual ela abrange o tema paladar. O estudo é realizado analisando a percepção dos usuários do restaurante popular mesa do povo em Fortaleza-CE.
O paladar se torna uma importante forma de interpretação das situações vividas, pois recebemos sensações através deste sentido, assim como nos demais.

http://www.mapp.ufc.br/images/disserta%C3%B5es/2007/Microsoft-Word-marcia-versao-FINALmodificada-out-081.pdf

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A importância do tato

Como sabemos, a percepção pode ser recebido por diversos dos nossos sentidos, agora vamos falar da importância da percepção tátil para deficientes visuais. Vou colocar um artigo muito interessante que aborda esse delicado assunto. Apesar do artigo não ser diretamente relacionado com organizações, está ligado à pessoas, e sendo esse um assunto bem interessante e delicado, achei plausível compartilhar aqui.

http://www.ibc.gov.br/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevDez1996_Artigo1.doc

sábado, 14 de novembro de 2015

Teste sua percepção auditiva

Já falei aqui no blog sobre como a percepção auditiva pode interferir no funcionamento de um hospital. Ainda na questão da audição, vamos analisar agora uma campanha que foi realizada que consiste em um teste sobre a percepção auditiva e termina com um lado social muito bacana. Dêem uma olhada.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A percepção, a arte e a ciência

O artigo deste post é de um dos estudiosos mais importantes sobre percepção, Merleau-Ponty. Esse artigo conduz uma compreensão da percepção que se aproxima das ciências cognitivas contemporâneas. Uma leitura que permitirá entender melhor o tema relacionado com a ciência.

http://www.scielo.br/pdf/epsic/v13n2/06.pdf

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vídeo - A Teoria das Cores no entretenimento

A Teoria das Cores é uma área muito abrangente, pode ser usada de diversas maneiras, as marcas utilizam da teoria para decidir que cor usar em seus logos, mas a teoria também pode ser utilizado no entretenimento. Neste vídeo, além da explicação sobre as cores em si, fala-se também de como a série Breaking Bad utiliza das cores para ajudar a percepção do telespectador, não é coincidência, já que os próprios responsáveis pela série admitiram a influência, super interessante!

Aprofundando as cores

Como citado, as cores são fortes fatores capazes de influenciar a percepção das pessoas. Newton, Da Vinci, Goethe, entre outros estudiosos desenvolveram estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz e a natureza das cores, é a Teoria das Cores. O artigo desta postagem tem o intuito de fazer com que vocês entendam um pouco deste estudo e incentivar a pensar nas relações entre esta teoria e a percepção.

http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/05.pdf

Influência das cores

Vimos um pouco sobre a utilização da audição na percepção, agora vamos ver que a visão também é um fator super importante para a percepção dos indivíduos, e as cores possuem papel fundamental neste assunto. Um ambiente de trabalho deve ser pensado e planejado, pois desde as cores das paredes até as cores dos uniformes utilizados influenciam a percepção das pessoas. Vamos analisar um pouco mais sobre elas no site a seguir:

http://www.significados.com.br/cores-2/

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vídeo - a utilização da percepção auditiva em um hospital

Esta postagem vem para complementar a postagem anterior sobre a percepção na área da saúde. Esta vídeo traz a história de como um hospital utiliza da percepção para diminuir o clima tenso e a espera dos pacientes. Como vimos anteriormente, a audição influencia a percepção, e o hospital utiliza de música para fazer com que as pessoas presentes se sintam em paz. Vale conferir o vídeo, é uma ideia diferente que vem dando certo.

https://www.youtube.com/watch?v=lJUdygAzQsY

Enfermeiros e a importânica da percepção

Como vocês puderam notar, a percepção está presente em todas as áreas de trabalho e possuem sua particularidade. Ainda sobre essa diversidade vamos falar agora sobre o ramo da saúde e como a percepção pode ser um bom aliado em momentos críticos relacionados à doação de órgãos. O artigo que irei colocar aqui se trata de como os enfermeiros responsáveis por captar órgãos utilizam da percepção para humanizar a relação entre o profissional, a família, e o possível doador de órgãos, tentando fazer com que o momento se torne relativamente menos doloroso.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vídeo - Teste sua percepção

Este é um outro vídeo sobre percepção, desta vez é um teste que você mesmo pode fazer apenas assistindo ao vídeo para testar se sua percepção está boa ou não. Também nos mostra como a atenção é fundamental para nós e que se não estivermos prestando atenção, é fácil não perceber determinadas coisas.

A percepção na organização pública

Achei um artigo legal que trata da relação entre mudanças organizacionais e a percepção dos funcionários. O estudo foi feito em uma organização pública brasileira que implantou um programa de mudanças e discorre um pouco sobre essa área e como as pessoas reagiram às mudanças.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552007000100003&script=sci_arttext&tlng=es

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A percepção dentro da estrutura familiar

Todos os tipos de trabalho estão propícios à diferenças de percepção, por isso achei interessante colocar algo relacionado com o trabalho familiar. Este artigo fala uma pouco de como é a percepção de algumas mães em relação à família, como elas assimilam seus papéis e as estratégias a serem utilizadas na realização das tarefas.

http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n4/13493.pdf

Vídeo introdutório à percepção

Para entender um pouco melhor sobre as influências da percepção no trabalho das pessoas, temos que entender a percepção antes de mais nada. O vídeo desta postagem tem o intuito de agregar conhecimento para as pessoas que não possuem muita familiaridade com o assunto, é um vídeo que explica bem o que é a percepção, sua definição, suas características e ainda possuem alguns exemplos. Vale conferir, é bem legal.

https://www.youtube.com/watch?v=Khdn3r19M_0

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Exemplo de relação das mudanças de uma organização e a percepção de seus funcionários

Com o intuito de definir ligações entre indivíduos e organizações, trago um artigo interessante que relaciona as mudanças organizacionais ao longo de um período de tempo com a percepção dos funcionários sobre essas mudanças.
O estudo foi realizado antes e depois de determinadas intervenções dentro de uma organização e basicamente se baseia em verificar a ocorrência de mudanças durante um período de tempo e qual é a possibilidade de mudança que a empresa possui depois desse estudo. Os objetivos eram o de mensurar a identidade organizacional, analisar a capacidade de mudanças que a empresa possui, e as atitudes que são mostradas com elas, e investigar as mudanças ocorridas.
Com os pontos levantados, foi possível perceber que a percepção dos empregados em relação à troca de sistemas de poder é bastante específica, uma falta de apoio visando a troca desse sistema é percebida pela maioria como um sinal de acomodação. Outro ponto relevante que pode-se perceber no texto é o fato de que a preocupação de se institucionalizar valores organizacionais bem definidos pode gerar satisfação por parte do trabalhador, e quando os valores não são bem aceitos ou não existem se torna uma ferramenta para buscar mudanças.
Um ponto que foi colocado sobre as condições para mudanças é que por se tratar de um estudo feito em uma organização pública, essa condição é muito baixa. O ponto da atitude dos indivíduos foi levantado como um certo apoio a programas de mudança, ainda que de forma mais amena.
Um dos pontos que me chamou mais atenção foi a conclusão de que os indivíduos conseguem perceber suas mudanças em relação à organização, porém não conseguem perceber modificações significativas por parte de outros empregados nas decisões da organização e da unidade de trabalho.
O artigo é bem interessante e vou colocar o link para quem tiver interesse em ler e também tirar suas conclusões.

link para o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552007000100003&script=sci_arttext&tlng=es

sábado, 15 de agosto de 2015

Percepção

O dicionário Aurélio (Ferreira 2004) define percepção como "adquirir conhecimento de algo por meio dos sentidos". Dessa forma, entende-se que a percepção é tida como um fator relevante e subjetivo no comportamento, uma vez que diferentes pessoas podem interpretar ações e ocasiões de maneiras distintas. 
As organizações devem sempre se atentar a este fator para que a interação entre o grupo profissional e a empresa/instituição se alinhem para alcançar as metas estabelecidas.




A imagem acima exemplifica como a percepção pode diferir de uma pessoa para a outra.
O blog em questão possui o intuito de discorrer o tema da percepção como uma variável no comportamento individual e nas suas consequências para o ambiente de trabalho.