Com o intuito de definir ligações entre indivíduos e organizações, trago um artigo interessante que relaciona as mudanças organizacionais ao longo de um período de tempo com a percepção dos funcionários sobre essas mudanças.
O estudo foi realizado antes e depois de determinadas intervenções dentro de uma organização e basicamente se baseia em verificar a ocorrência de mudanças durante um período de tempo e qual é a possibilidade de mudança que a empresa possui depois desse estudo. Os objetivos eram o de mensurar a identidade organizacional, analisar a capacidade de mudanças que a empresa possui, e as atitudes que são mostradas com elas, e investigar as mudanças ocorridas.
Com os pontos levantados, foi possível perceber que a percepção dos empregados em relação à troca de sistemas de poder é bastante específica, uma falta de apoio visando a troca desse sistema é percebida pela maioria como um sinal de acomodação. Outro ponto relevante que pode-se perceber no texto é o fato de que a preocupação de se institucionalizar valores organizacionais bem definidos pode gerar satisfação por parte do trabalhador, e quando os valores não são bem aceitos ou não existem se torna uma ferramenta para buscar mudanças.
Um ponto que foi colocado sobre as condições para mudanças é que por se tratar de um estudo feito em uma organização pública, essa condição é muito baixa. O ponto da atitude dos indivíduos foi levantado como um certo apoio a programas de mudança, ainda que de forma mais amena.
Um dos pontos que me chamou mais atenção foi a conclusão de que os indivíduos conseguem perceber suas mudanças em relação à organização, porém não conseguem perceber modificações significativas por parte de outros empregados nas decisões da organização e da unidade de trabalho.
O artigo é bem interessante e vou colocar o link para quem tiver interesse em ler e também tirar suas conclusões.
link para o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552007000100003&script=sci_arttext&tlng=es
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
sábado, 15 de agosto de 2015
Percepção
O dicionário Aurélio (Ferreira 2004) define percepção como "adquirir conhecimento de algo por meio dos sentidos". Dessa forma, entende-se que a percepção é tida como um fator relevante e subjetivo no comportamento, uma vez que diferentes pessoas podem interpretar ações e ocasiões de maneiras distintas.
As organizações devem sempre se atentar a este fator para que a interação entre o grupo profissional e a empresa/instituição se alinhem para alcançar as metas estabelecidas.
A imagem acima exemplifica como a percepção pode diferir de uma pessoa para a outra.
O blog em questão possui o intuito de discorrer o tema da percepção como uma variável no comportamento individual e nas suas consequências para o ambiente de trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)